Moda

  • Mulheres
    No século XVII, com suas roupas bastantes volumosas e com suas rendas caracteriza se  por excessos. No final do século XVII, As mulheres começaram a usar a mantua em ocasiões formais, uma sobreveste simples em forma de ‘’T’’, de origem a idade média, que ia dos ombros ao chão, com um corpete sem barbatanas ajustável ao corpo, a saia presa nas laterais mostrando como se fosse uma cauda longa, de cor própria ou contraste. No período do iluminismo, no século XVIII as roupas passaram a ter muitos babados, flores e lacinhos, as saias eram moldadas por armações e as mangas bufantes e bem cheias para criar volume, cobrindo bastante os braços.

moda-05

  • Masculino
    Já o vestuário masculino sofreu uma transformação relativamente maior ao longo do período. A ostentação de laços, fitas e panos cascateados do início e meio do Barroco foi substituída por um estilo mais rígido e estofado, dando a impressão de que os homens eram uma extensão da mobília em que se sentavam. A principal inovação foi a adoção do conjunto de três peças: casaco, colete e calções, baseado no vestuário tradicional persa e que seria o precursor do terno moderno.

  • Cabelos Masculinos
    Logo no começo do século, os homens usavam seu cabelo natural, com bigode grosso e barba. A moda de usar peruca começou com o Rei da França Luís XIV (1638-1715), quando seu cabelo começou a cair, resolveu a utilizar a peruca para esconder a calvície. Quanto mais volumosa a peruca, mais finos ficavam os bigodes.
  • Cabelos Femininos
    E já as mulheres não precisavam usar perucas, pois com seus cabelos cacheados ou crespos, eles eram mantidos alto, em penteados fontage (enfeite de cabeça composto por uma torre de fitas engomados e laços).
  • curiosidades

Deixe um comentário